domingo, setembro 05, 2010

Voto Nulo, Será Que Resolve?

O dia da eleição se aproxima, e chega mais uma vez a hora de elegermos nossos representantes, "os tomadores de decisões", as pessoas que representaram o interesse do povo. Mas será que sabemos exatamente o que queremos para o futuro? Será conhecemos as propostas dos candidatos?

Particularmente, apesar de achar extremamente necessária e importante, não gosto muito de falar sobre política, e acredito que muita gente também não, assim como futebol e religião, política é um tema que sempre rende uma discussão e várias opiniões.

Mas mesmo assim nosso dever como cidadão é tão importante quanto o próprio político, afinal de contas, ele não chega lá sozinho e sim através do nosso voto. Apesar desse papel fundamental que temos, não damos a atenção que o assunto merece.

Virou quase que rotina observarmos escândalos políticos nos jornais, são tantos que mesmo que fôssemos citar apenas os que aconteceram esse ano, a lista seria bem grande. Corrupção, mensalão, desvio de verbas públicas, ouvimos bastante essas palavras. E o que fazemos? Não é difícil ver e ouvir manifestações a favor do voto nulo, como uma forma de protesto a tudo que acontece. Mas será mesmo essa a solução? Acho que não! Talvez seja a mais fácil, afinal de contas, para votar nulo não precisa conhecer os candidatos, as propostas, não precisa buscar informações a respeito de nada. Então, para que exigimos ter tantos direitos se mal sabemos usar o os que temos. Para muitas pessoas, essa parece ser uma forma de protestar e cobrar mudanças no sistema político, mas se estamos anulando nosso voto, estamos anulando também nosso direito de cobrar. Como podemos exigir melhorias e mudanças se na hora onde temos a essa chance resolvemos votar em "nada". Nada piora, nada melhora, nada “nada!”

Já li em alguns sites que falavam a respeito desse tema do voto nulo, diziam que entre 20 candidatos corruptos, havia um honesto e bom, que valia a pena votar, mas mesmo assim, afirmavam que votar em "nada" era melhor, pois mesmos se esse candidato fosse eleito, ele em algum momento seria corrompido pelos outros políticos ruins que estariam trabalhando junto.

Então repito, como vamos cobrar melhorias e mudanças se votamos em nada e não damos a chance de bons políticos assumirem cargos e mostrarem seu trabalho? Por que temos que ter uma idéia pessimista que todos eles se tornarão corruptos? Divulgar uma campanha incentivando a população a anular o voto é a mesma coisa que pedir para fazerem nada. Muitas dessas pessoas acabam fazendo isso por seguir essa "onda", na verdade, sem entender muito bem o que isso significa.

A solução para esse problema é mais simples do que parece. Como eleitores, devemos buscar informações sobre os candidatos, saber quais suas propostas de médio e longo prazo, quais as preocupações desse candidato com temas que julgamos importantes, o que é prometido, em resumo, pesquisar, e muito, para quem nosso voto vai e eleger quem realmente merece. Meios e ferramentas pra buscarmos essas informações tem de sobra! Vamos fazer valer a pena nosso voto.

Mas nossa responsabilidade também não termina junto com as eleições, precisamos ficar atento as decisões que são tomadas e ao que acontece no país e se algo vai mal, devemos cobrar dos políticos, enviando e-mails, telefonando, fazendo mobilização, cobrando nas ruas, etc. Mas fazer realmente algo.

Independente se nosso candidato se elegeu ou não, temos o direito de cobrar do outro, afinal, participamos do processo dando nosso voto. Mas será que quem vota em nada tem esse mesmo direito? Será que não é algo contraditório? Sim, pois se não exercemos nossos deveres não podemos exigir nossos direitos.

O tema realmente é polêmico e provavelmente muitos discordem disso que falei, mas pra mim, votar nulo é ficar em silêncio!

Por Adriano Augusto

Um comentário: